O BibTeX permite que você utilize um arquivo externo para organizar suas referências bibliográficas (.bib). A maneira de citar a referência no documento TeX não é alterada, porém basta informar dentro do documento TeX o nome do arquivo com as referências.
Vamos supor que o arquivo contendo as referências seja "ref.bib" e o documento TeX seja "teste.tex". Para vincular o documento .bib ao documento TeX utilizamos o comando \bibliography, conforme o exemplo abaixo
\documentclass[11pt]{article} \usepackage{cite} \begin{document} \title{Artigo} \author{Fulano} \maketitle Em~\cite{Nobody06}, foi realizada uma análise ...
\bibliographystyle{plain}
\bibliography{ref}
\end{document}
Se, por exemplo, o conteúdo do arquivo ref.bib for:@ARTICLE{Nobody06, author = {Nobody}, title = {Titulo do artigo}, year = {2006}, }O resultado será:
O comando \bibliographstyle{plain} define o modelo de citação no texto. O tipo mais usado é plain, porém mais modelos podem ser encontrados aqui.
Para compilar o documento utilizando linha de comando é estritamente necessário a seguinte sequência:
latex testebibtex testelatex testelatex teste
É claro que quando estamos usando algum editor para desenvolver os documentos TeX não é preciso linha de comando para compilar os arquivos. Porém, é importante que seja seguida a mesma sequência: compilar primeiro o documento TeX, depois compilar o BibTeX e compilar mais duas vezes o TeX. Isso mesmo, parece estranho, mas é necessário compilar duas vezes o TeX após ter compilado o BibTeX.
Nas minhas referências não consigo colocar letras maisculas, por mais que no Bibtex esteja maiusculo no Pdf que o Latex gera fica minusculo..
ResponderExcluirThin lithosphere between the amazonian and são francisco
cratons, in central brazil, revealed by seismic p-wave tomography.
veja que o nome 'Brazil' deveria ter ficado maiusculo, 'São Francisco' também, mas não fica